sábado, 9 de janeiro de 2010

10 fobias mais bizarras do mundo

Ablepsifobia

Olha essa: chama-se ablepsifobia o pavor que alguns têm de ficar cego.

Ablutofobia

Te chamam de cascão por aí? Pode ser que tenha ablutofobia, medo de limpeza, de tomar banho ou de limpar coisas. Ou pode ser falta de higine total mesmo.

Caetofobia

Caeto o quê? Caetano? Não. Caetofobia é o nome que se dá ao pavor de pêlos. Não pode ver um Tony Ramos na frente, por exemplo…

Catagelofobia

Hahahahaha! Se você leu isso e ficou paralisado, calma. Pode sofrer de catagelofobia, medo de que riam de você. É bem comum – mas que é, perdão, engraçado, é…

Catisofobia

Sem trocadilhos infames agora. Catisofobia é o medo de se sentar – exatamente, sentar. Como faz pra viver? Ajoelha, sei lá..

Coulrofobia

Essa é comum: o pavor de palhaços é chamado de coulrofobia. Em outubro, houve um congresso com 500 palhaços no México. Imagine esse paciente por lá..

Dromofobia

Não pode dar uma volta na cidade a pessoa com dromofobia, porque ela tem medo infinito de atravessar ruas.

Ergofobia

Compreensível é o medo de trabalhar. Mas a ergofobia é muito mais que isso: provoca pavor de emprego. Acontece muito com médico e policial, que ficam com medo de matar ou de morrer durante o expediente.

Hexakosioihexekontahexafobia

Os que sofrem só em ouvir a palavra “capeta” precisam conhecer os indivíduos que possuem hexakosioihexekontahexafobia. Apesar do excesso de letras, o problema dele é com o número “666″. Pode?

Penterafobia

Há os que não suportam a figura. E tem os que podem até desmaiar diante dela – a sogra. Os que não podem com a mãe da mulher ou do marido chamam-se de penterafóbicos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário