terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como é feito o Leite em Pó


3 post da saga ‘’Como é feito’vai desvendar o mistério da fabricação do leite em pó .
Primeiro vamos descobrir pra que realmente presta o leite em pó,o leite em pó é mais usando como forma de alimento para crianças onde é dissolvido na água , em receitas de doces,ou  do jeito que eu mais gosto que é come ele puro que,também é muito bom.
                                                              Imagem meramente ilustrativa.
Mas o que mais afeta o povo brasileiro é a curiosidade irei esclarescer como é o processo de fabricação do leite em pó.
Primeiro você pega o leite põem em uma forma de gelo deixa no congelador por 20 minutos e quando gelar é só passa no ralador e ta pronto,Brincadeira não é assim que ele é produzido pelo menos não com toda essa facilidade agora como é realmente feito o leite em pó.
O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto. O que é muito bom.
 Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso.Esse produto segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
O leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, dependendo da quantidade presente no leite líquido usado na produção. Disto pode resultar um leite integral ou um leite parcialmente desnatado, ou seja, magro.
De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 - 35%. Então se você achava que beber leite em pó em vez de leite comum iria fazer você emagrecer desista isso seria uma tentativa #FAIL
Em media 1 kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 a 7 litros de leite recombinado.O que faz você economizar bastante em leite e o que também ajuda no leite em pó é que ele tem uma durabilidade maior ótimo para levar em bolsas para acampamento sem risco de ser feliz.Morta a duvida vou me despedindo quem gostou do post e achou útil comenta quem ano gostou comenta também e se você tiver curiosidade em saber como é feito qualquer outra coisa é só pedir que a gente responde.
FONTE:Wikipedia

5 comentários: